Qual o maior desafio da prática?



O maior desafio da prática do Aikido é eliminar o espírito combativo que cada um de nós carrega.

É no espírito combativo que reside a causa de todas as mazelas da humanidade.

Não adianta ter movimentos fluidos se a mente está envenenada com o espírito de competição. De nada vale treinar defesa pessoal se não aprendermos antes a eliminar o inimigo interno que cada um de nós carrega dentro de si.

Todo mal começa quando imaginamos que nosso sofrimento é maior que dos outros, quando acreditamos que somos mais importantes que as outras pessoa, ou ainda, quando nos sentimos acima do bem e do mal. Erradamente resumimos a vida ao ato de eliminar os outros.

Assim que começamos a treinar acreditamos que coordenar braços e pernas, girar no próprio eixo ou realizar rolamentos são as coisas mais difíceis que iremos encontrar no Aikido. 

De fato, não são. 

Realizar os movimentos corporais serão sempre a parte mais fácil, pois é algo que exigirá menos da verdadeira mudança interna que a prática propõe, segundo os ensinos do O-Sensei.

O empenho no treinamento deve ser: eliminar todo espírito de combate durante a grande jornada que chamamos de Aikido e abraçar o verdadeiro propósito da vida – ser feliz.

Não é possível ser feliz eliminando os outros, destruindo ou agredindo o mundo!

Não é possível ser feliz quando pensamos somente em nós e esquecemos a família, os amigos e as pessoas, que de algum modo, contribuíram ou nos beneficiaram algum dia!

Não é possível ser verdadeiramente feliz quando criamos a falsa crença de ser o outro o único responsável pela nossa felicidade ou infelicidade!

Se alguém nos incomoda é pela razão de apontar em nós uma fraqueza. Diante disso, temos duas saídas: eliminar o outro ou eliminar em nós essa fraqueza.

A primeira está de acordo com o “instinto de agressão” e, a segunda, está de acordo com o grande “espírito Aiki”.

Então, qual das duas saídas você anda exercitando?





Thiago Santana
Thiago Santana

Escola de Aikido

Um comentário: