O que é Ansiedade?


O que é ansiedade? 

A ansiedade é uma emoção muitas vezes sentida como desagradável, que corresponde à expectativa mais ou menos consciente de um perigo ou problema que está por vir. Vale destacar que a ansiedade é um fenômeno normal, presente em todos os indivíduos, mas pode assumir um caráter excessivo e patológico em diferentes situações.

Como vivem as pessoas que sofrem de ansiedade? 

As pessoas que sofrem de algum transtorno de ansiedade experimentam uma sobrecarga desse sentimento de desconforto ou medo, decorrente da antecipação excessiva de possíveis dificuldades, mesmo antes do surgimento dos problemas, ou mesmo antes que o sujeito tenha percebido exatamente o que temia. Contudo, vale lembrar que a ansiedade às vezes pode ser útil. Ela pode ser um fenômeno útil quando chama a atenção para perigos reais ou situações de risco: a preocupação gera atenção na superação de alguma dificuldade. Às vezes, pouca ansiedade pode pôr a pessoa em risco. Muita ansiedade pode, por outro lado, inibir e esgotar sua vitalidade.

Quando a ansiedade se torna algo intrínseco ao indivíduo? 

Às vezes, a ansiedade não é mais apenas uma reação às dificuldades diárias, mas se torna um traço de personalidade, um modo de ser: a pessoa então tem uma visão de mundo marcada pela ansiedade, sempre antecipando o pior, conscientemente ou não. Elas estão em constante antecipação: “o que acontecerá a seguir?" Essas pessoas tendem a pensar que o pior é provável ou pelo menos plausível e depois se cercam com o máximo de precaução para evitar as dificuldades em que pensaram. Mesmo o menor evento diário pode se tornar um assunto complicado.

O que pode ser motivo de ansiedade para pessoas com esse traço de personalidade?

Todos os problemas importantes ou não, ou ainda assuntos do cotidianos podem ser amplificados e preocupar a pessoa ansiosa. Entre esses eventos cotidianos que são fontes de ansiedade, estão todos os acontecimentos incontroláveis ​​ou imprevisíveis, como horário de férias, atrasos no transporte, preocupações com o futuro, saúde ou eventos ainda mais triviais, como notas ruins de seu filho na escola, etc.

Ter uma personalidade com traço de ansiedade traz vantagens?

Estar ansioso na maioria das vezes leva a dificuldades operacionais que variam de desconforto ocasional a incapacidade grave. A ansiedade causa tensão permanente que degrada a qualidade de vida da pessoa. Estar ansioso, no entanto, não tem só  desvantagens. Devido à hipervigilância de tudo o que pode dar errado e à soma das precauções tomadas, o sujeito ansioso pode ser mais eficiente em determinadas áreas. Por exemplo, um chefe poderá confiar mais facilmente em um funcionário ansioso, sempre preocupado em fazer o bem e em antecipar problemas. Contudo, os ansiosos pagam caro por esses esforços constantes, por uma tensão quase permanente, muitas vezes fonte de deterioração de sua qualidade de vida. Este é particularmente o caso quando a ansiedade se torna patológica.

A prática do Aikido ajuda no controle da ansiedade? 

Depende da proposta de prática de cada grupo e da formação do professor. Algumas escolas dão mais ênfase em defesa pessoal, outras enfatizam a hierarquia institucional, etc. Aqui na Escola enfatizamos a proposta do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, isto é, a construção de uma sociedade de paz a partir da reforma íntima do indivíduo, e isso consiste no aprendizado do controle das expectativas, das preocupações, dos medos e todos os demais condicionantes da ansiedade, e não somente em defesa pessoal. Um verdadeiro Dojo proporciona segurança e acolhimento humano ao praticante sob a orientação de um bom sensei. Qualquer tipo de relação saudável tem como base esse elemento; cada um em seu ritmo e tempo de transformação. Ambientes que geram correria por mudança de faixa, competições diretas ou indiretas, comparações,  pressões disfarçadas por etiquetas de hierarquia, etc. Só geram um ambiente patológico para o praticante. Isso não ajuda em nada no controle da ansiedade e se torna algo diversamente distante da verdadeira essência do ensino do Ueshiba sensei - Fundador do Caminho Aiki.
Thiago Santana
Thiago Santana

Escola de Aikido

Nenhum comentário:

Postar um comentário