A guerreira Tomoe Gozen



Na sociedade do Japão feudal, onde a guerra era principalmente um assunto masculino, não era incomum as mulheres receberem treinamento marcial. O papel dessas mulheres, geralmente se limitava a defender sua casa do ataque inimigo.

Contudo, algumas dessas guerreiras, por conquistarem grande habilidades marciais, foram aos campos de batalhas e realizaram proezas que poucos homens conseguiram. Elas eram chamadas de ONNA BUSHEISHA.

O termo GUEISHA ficou erradamente associado no mundo ocidental como concubina. Talvez esse erro tenha incorrido por conta das vestimentas usadas pelas ORIAN’s (cortesãs do alto escalão japonês) serem parecidas com as usadas pelas GUEISHA’s – as artistas.

Uma dessas guerreiras foi TOMOE GOZEN, uma guerreira do período HEIAN. O Nome TOMOE quer dizer “Círculo Perfeito” e, GOZEN significa “Honorável” - título concedido na época a mulheres e também a alguns homens. 

A vida dessa ONNA BU GUEISHA é mencionada apenas na epopéia do final do século XII chamado "Conto do HEIKE". 

Dotada de uma extraordinária força física e coragem, e conhecida por seus talentos como cavaleira, seu manuseio do arco e flecha, espada, adaga e lança (NAGUINATA), a fez uma lenda nos campos de batalha.

TOMOE acompanhou nos campos seu marido, general MINOMOTO NO YOSHINAKA, nos campos de guerra. YOSHINAKA era um samurai, membro do clã MINOMOTO. Juntos, eles lutaram no tempo das guerras de GENPEI no século XII (guerra civil do Japão antigo, que correu dentre os anos 1180 e 1185), que foi palco do confronto de dois clãs, o MINAMOTO e o TAIRA pela sucessão ao trono imperial.

O texto épico de guerra, o HEIKE MONOGATARI, fala das façanhas do samurai YOSHINAKA que se opôs ao clã TAIRA e tomou a cidade de KYOTO após a batalha de KURIKARA em 1184.

Seus sucessos militares e sua ambição de se tornar o chefe do clã provocaram o ciúme de seu primo MINAMOTO NO YORITOMO e de seus irmãos MINAMOTO NO YOSHITSUNE e MINAMOTO NO NORIYORI, que o atacaram.

YOSHINAKA os confrontou em batalha final, em 21 de fevereiro de 1184, conhecida como a batalha de AWAZU.

Apesar de sua bravura e coragem, menor em número (300 guerreiros contra 6.000), as tropas de YOSHINAKA das quais TOMOE - sua esposa - fazia parte foram derrotadas e dizimadas (restavam apenas 5 guerreiros no final da luta). Quando ele viu seu fim chegando, YOSHINAKA pediu a TOMOE que fugisse para não a ver morrer nas mãos de YORITOMO. 

De acordo com alguns, TOMOE GOZEN, na Batalha de AWAZU, em 1184, ficou conhecida por decapitar HONDA NO MORISHIGE de MUSASHI. Ela também é conhecida por ter matado UCHIDA IEYOSHI e por ter escapado da captura de HATAKEYAMA SHIGETADA. Depois de TOMOE GOZEN ter decapitado o líder do clã MUSASHI e apresentado sua cabeça para marido YOSHINAKA, a reputação dela se tornou tão alta que era considerada o primeiro general do Japão.

O final de sua vida possui muitas versões, alguns dizem ter morrido com o marido em campo de batalha, já outras dizem que ela teria desistido de ser ONNA BUGUEISHA e se tornado monja budista no interior do Japão.

Enfim, o que se constatou nessas várias versões foi o fato de TOMOE ter sido admirada pelos BUSHI (samurais), tanto aliados como inimigos.

O texto HEIKE MONOGATARI, assim descreve TOMOE GOZEN:

Tomoe era especialmente linda, com pele branca, cabelos longos e de encantadoras características. Ela também era notavelmente forte com o uso do arco, e ao empunhar a espada ela uma guerreira com o valor de mil, pronta para confrontar demônios ou deuses, ela estando montada ou não. Ela cavalgava um cavalo de força impecável com grande habilidade. Assim que as batalhas se tornavam iminentes, Yoshinaka a mandava como seu primeiro capitão, equipada com uma armadura forte, uma grande espada e um poderoso arco; e ela conquistava mais atos de valor do que qualquer outro guerreiro.

A história de TOMOE GOZEN, uma heroína japonesa, se espalhou pela cultura popular para se tornar uma lenda e frequentemente é representada no JIDAI MATSURI (O Festival das Eras), que ocorre sempre no dia 22 de outubro em KYOTO.

Thiago Santana
Thiago Santana

Escola de Aikido

Nenhum comentário:

Postar um comentário