O que é um Dojo?

Comumente ouvimos o termo dojo ser utilizado para definir espaços de treinamento de artes marciais, porém escolas budistas também chamam salões de meditação de dojo.

O termo dojo se refere ao espaço material, seja de treinamento físico ou mental de tradições japonesas, mas seu significado é muito mais profundo que a simples denominação de um lugar.

A palavra dojo é composta por dois caracteres japoneses. O primeiro deles é "do" e se refere a "caminho ético; jornada; ascese" e, o  segundo caractere "jo", se refere a "lugar; espaço ou palácio". Portanto, a tradução de dojo seria "lugar de prática do Caminho ético" ou "espaço de polimento do caráter".

Na tradição japonesa o valor de um lugar está não somente no espaço material, mas na atmosfera de valores humanos que preenchem esse lugar e dão-lhe significação.

O espaço é construído por pessoas e um propósito.  Uma escola tanto se refere a um ponto específico com localização, como se refere ao propósito que esse lugar possui em relação a transmissão e manutenção do conhecimento a todos aqueles que a procuram.

Portanto, um dojo  não seria algo diferente, pois ele também possui um propósito. Esse propósito atinge seu valor máximo quando as pessoas se reúnem para realizá-lo.  Uma escola somente é uma quando pessoas que ali se encontram realizam o propósito do conhecimento. Desse modo, um dojo  também só realiza sua grande finalidade quando as pessoas ali inseridas cumprem a grande finalidade desse lugar.

É conveniente ao entrar no espaço tradicional do dojo que o praticante do caminho realize uma saudação e tome seu lugar aguardando o início dos treinamentos.  Essa reverência realizada tem um propósito de ser um ato de reconhecimento por todo o trabalho realizado não só na construção do espaço, mas na propagação dos valores que ali se encontram.  Seria como poder saudar todos que ali já passaram e todos que ali ainda passarão.

Porém, não adianta a formalidade de uma reverência na entrada do dojo sem que o praticante compreenda que as pessoas que ali estão também fazem parte desse conjunto de valores chamado dojo. Não adiantaria realizar a formalidade de curvar o corpo ao entrar nesse espaço se essa mesma pessoa não valoriza as demais e despreza o propósito de ensino desse lugar.

Um espaço só atinge seu propósito máximo quando pessoas enxergam pessoas e, entendem que o lugar é apenas um ponto no território onde elas se reúnem para aproximar seus corações uns dos outros encorajando-se mutuamente para o polimento do caráter.

Uma caminhada partilhada é sempre mais suave que uma caminhada solitária.

 Ao entrar no dojo não esqueça que você e os demais são o coração desse espaço!



Thiago Santana
Thiago Santana

Escola de Aikido

Nenhum comentário:

Postar um comentário