Se você não é o sensei, não corrija os outros



"Eu quero sensibilizar as pessoas a ouvirem a voz do Aikido. Não é para corrigir os outros; é para corrigir sua própria mente. Isto é Aikido. Esta é a missão do Aikido e esta deveria ser sua missão."

O-Sensei (Fundador do Aikido)

Acredito que todo aikidoka tenha passado pela experiência de treinar com um parceiro que gastou boa parte do tempo falando, dando dicas, corrigindo. Em outras palavras: atrapalhando seu treino.

Aikido é experiência, e a experiência só nasce quando você se permite absorver a realidade por meio dos seis sentidos: audição, paladar, tato, visão, olfato e consciência. Os movimentos do Aikido têm som próprio, possuem sabor, cheiro, cor, sensibilidade e presença. Se você não estiver atento não perceberá que alguns movimentos são doces e outros amargos, alguns são iluminados e outros mais opacos, por exemplo.

O treino precisa do silêncio para que nuances surjam. Por isso, procure não falar durante a prática e evite corrigir seu parceiro por mais que você pense ser experiente. Ainda mais quando você está visitando um outro dojo. Se você observar bem, nem mesmo o sensei corrige o aluno, ele apenas indica um caminho mais Aiki.

Então, nada de soquinho, falatório, pegada bruta, etc. Tudo isso se resume em falta de educação e ausência de bom senso.

Suporte ser um bom "uke" e um bom "tori". Isso é tudo que seu parceiro precisa para se desenvolver. Cada um tem seu tempo de despertar! Até mesmo você possui um tempo próprio de absorver a experiência.

Portanto, se você teve vontade de corrigir o outro, procure corrigir a si mesmo. Se teve vontade de falar o que o outro deveria fazer isso indica que você não está presente em si, e sim no outro. Porém, Aikido é estar presente em si! Revise sua prática!

Não alegue que corrigir o outro é encurtar caminho, pois o essencial é a caminhada, e não o espaço territorial percorrido! Não importa se a direção é para direita ou esquerda se os passos são inseguros.

Tenha bom senso, seja educado, mergulhe em si! Corrija a própria mente!


Thiago Santana
Thiago Santana

Escola de Aikido

Nenhum comentário:

Postar um comentário