Estimule seu filho a se comunicar!



Estimular a criança a falar sobre sua rotina é de grande importância para o desenvolvimento da habilidade socioemocional da comunicação. Essa habilidade está associada diretamente a saúde mental do futuro adulto. 

Pequenas perguntas simples são o ponto de partida para criar o hábito da comunicação. Esse estímulo ajuda na compreensão da própria criança sobre suas escolhas e concede aos pais informações sobre o que os filhos estão vivendo em casa e na escola.

A ação de responder perguntas assim nos diálogos faz com que a criança possa coordenar pensamentos e perceber as próprias escolhas, permite o fortalecimento dos vínculos afetivos entre membros da família e de construir segurança na emissão de opiniões próprias na fase adulta.

Verbalizar sentimentos, acontecimentos e lembranças auxiliam muito no pleno desenvolvimento humano. Saber que pode ser ouvida, permite que a criança evite omitir ou selecionar o que irá narrar aos pais sobre fatos ocorridos. 

Um vínculo de confiança somente é fortalecido por meio do diálogo, não de "um" diálogo, e sim da rotina de diálogos, isto é, do hábito de desejar saber do outro e sentir-se acolhido igualmente por ele.

Quando a criança possui o hábito de falar sobre si e sente que é ouvida, isso permite um crescimento seguro e mais saudável.


Thiago Santana
Thiago Santana

Escola de Aikido

Nenhum comentário:

Postar um comentário